+55 (21) 3874-0637 (adm)
+55 (21) 2279-4504 (criação)
mbaraka@mbaraka.com.br
Rua Guilherme Marconi, 66 / 305
20240-180
Rio de Janeiro, Brasil

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IDEALIZADO POR ISABEL SEIXAS E DIOGO REZENDE, A M’BARAKÁ (UM-BA-RA-KA) É UM ESTÚDIO CARIOCA DE CURADORIA E DESIGN COM MAIS DE 10 ANOS DE EXPERIÊNCIA.

 

O estúdio trabalha a partir de pesquisa de arte e conteúdo, somando visão estratégica à criação de projetos artísticos e de entretenimento que provoquem públicos a refletir sobre assuntos latentes da atualidade a partir da curadoria de arte e a criação de instalações e textos inéditos a cada projeto. O estúdio M'Baraká e idealiza e realiza projetos de exposições, festivais e mostras e prestamos consultoria de design, cenografia e expografia para projetos do segmento de cultura e entretenimento.

Isabel e Diogo são os sócios fundadores e a essência do estúdio há mais de 10 anos. Diogo é designer, formado pela Escola de Belas Artes da UFRJ e especializado em branding cultural e design de exposições, e Isabel Seixas é formada em produção cultural na UFF e expert na criação e curadoria de projetos, acreditando ser o papel do fomentador de cultura pensar formas criativas de impactar o público através da arte. Desde de 2013 a sociedade ganhou o reforço da economista social e pesquisadora Larissa Victorio.


 

Equipe

Isabel Seixas

Sócia-Fundadora

e-mail
Diogo Rezende

Sócio-Fundador

e-mail
Larissa Victorio

Sócia e Gestora

e-mail
Letícia Stallone

Pesquisadora de Conteúdo

e-mail
Beatriz Novellino

Produtora

e-mail
GISELE VARGAS

Assistente de Produção

e-mail
Monica Alves

Auxiliar de Escritório

e-mail

Clipping

P: Qual a origem do nome M’Baraká (UM-BA-RA-KA)?

R:

É uma palavra de origem indígena, que significa literalmente o som da maraca (espécie de chocalho feito de caçamba). Na mitologia Tupi representa a gênese.

P: Qual a relação entre cultura e design no estúdio? Como funciona no dia a dia?

R:

Cultura, enquanto conceito antropológico, engloba toda a representação material, imaterial, linguística, de comportamento e toda forma de expressividade e reconhecimento semiótico de um grupo. Cada vez mais global, mas sem dúvida ainda preservando peculiaridades locais, a cultura é o que, de fato, une um determinado grupo de pessoas. Seja no âmbito de projetos com conteúdos locais ou globais, o design auxilia enormemente a comunicação estratégica e adequada entre público-alvo e preceitos conceituais e artísticos do projeto. Design é uma importante parte da cultura material contemporânea. No dia a dia, dentro da M’Baraká a equipe de design é parte da equipe de criação e curadoria de alguns dos nossos projetos e não existe muita separação entre criação de projetos e criação de design, havendo uma grande sinergia entre curadores, idealizadores, artistas e designers. ESSA SINERGIA FAZ PARTE DO NOSSO DIFERENCIAL.

P: O que é design no contexto dos projetos da M’Baraká?

R:

Nós entendemos o design como um conceito de projeto de comunicação visual e espacial mais amplo. Trabalhamos de maneira multidisciplinar em design, misturando conceitos de design de produtos, de interface, design gráfico e design de ambientes, atendendo de maneira mais ampla às necessidades de comunicação de um projeto cultural. Quanto maior a complexidade de um projeto de design, maior a equipe de profissionais envolvidos: arquitetos, cenógrafos e programadores usualmente somam-se a equipe da casa.

P: No Projeto Virei Viral — e em muitos outros — vocês falam sobre Cultura Contemporânea. O que é contemporâneo para vocês?

R:

Para nós, o contemporâneo é tudo que dialoga com o tempo/espaço que vivemos. Um conteúdo histórico pode, sem dúvida, receber um tratamento contemporâneo. Para tal, usamos de interfaces criativas, dedicamos muito tempo a pesquisa, curadoria e direção de arte e estratégias de comunicação, para que haja uma verdadeira fruição do que propomos nos projetos. E acreditamos que só assim, falando a língua do nosso tempo, conectamos pessoas e conteúdos.

P: Como eu faço para apresentar meu trabalho de arte para vocês?

R:

Manda um e-mail pra gente. Trabalhamos muito com equipes formatadas por projetos e estamos sempre abertos a conhecer novos produtores, fornecedores, artistas e designers e outros membros da nossa cadeia produtiva. Se a gente não tiver num momento de sufoco e, se “rolar um lance”, certamente chamaremos para um café na nossa M’Barakasa! Mande seu e-mail para mbaraka@mbaraka.com.br!

P: Qual a missão e visão da M’Baraká?

R:

Missão: Promover experiências que gerem conhecimento e valor.
Visão: Ser percebida como uma empresa que tem como diferencial a articulação de saberes, pessoas, linguagens e estéticas, com o compromisso de oferecer à sociedade experiências múltiplas, ancoradas na diversidade cultural, nas artes, no design e na parceria com profissionais criativos e investidores.
 

P: Vocês só trabalham com patrocínios? O que vocês acham das leis de incentivo?

R:

Como a maioria das produtoras culturais no Brasil, trabalhamos prioritariamente com patrocínios via lei de incentivo. No entanto, percebemos que existem iniciativas privadas que já investem em cultura com recursos próprios. Temos todo conhecimento das diversas leis de incentivo, no entanto, acreditamos que as leis não podem se tornar um vício de mercado, nem um mecanismo exclusivo. É um longo caminho até que as marcas, no Brasil, vejam a arte e a cultura como importantes agentes na relação com a sociedade, mas acreditamos que, acompanhando as políticas públicas e apresentando resultados a investidores, podemos mudar essa realidade e sonhar com um tempo em que a arte e a cultura sejam vistas como verdadeira prioridade na relação com a sociedade.

P: O estúdio tem atuação fora do Brasil?

R:

Esse é um projeto que estamos implementando para se realizar a médio prazo. Queremos circular com alguns projetos fora do Brasil daqui a no máximo dois anos e também trazer projetos de fora para o Brasil. Estamos em busca de parcerias internacionais para tal.

P: Como vocês trabalham junto com artistas?

R:

Trabalhar com artistas é a essência do nosso fazer. Para nós é importante, sempre que possível, estabelecer o maior grau de diálogo entre o trabalho do artista e o projeto ou curadoria específicos que estamos desenvolvendo no momento. Não trabalhamos agenciando artistas (músicos, artistas visuais, atores etc.) nem somos uma galeria de arte. Nosso objetivo é contextualizar obras e trabalhos artísticos dentro de projetos, sempre preocupados com a qualidade da apresentação da obra e sua contextualização, buscando ao máximo provocar experiências sensoriais no público.

P: Vocês estão familiarizados com o conceito de brand experience?

R:

Sim e não. Nós nascemos com a vontade de criar experiências. Nossa primeira assinatura de marca foi “experiências relevantes” e seguimos muito afinados com o conceito da expressão em nossa missão. Acreditamos que por intermédio da associação a experiências de conteúdo, empresas e marcas de diversos segmentos podem expor seus valores com relevância, ao mesmo tempo em que informam e transmitem conhecimento. Portanto, na nossa visão, experiência tem que ter conteúdo, pensado e estrategicamente alinhado a valores da marca. Se tiver só logo e grafismos de marca, não se efetiva na memória associativa do público-alvo.