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PROJETOS ARTÍSTICOS & CULTURAIS

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Sobre

Desde 2007 criamos projetos narrativos com abordagem crítica, unindo pesquisa histórica, arte contemporânea, design e uma multiplicidade de linguagens para contar histórias relevantes. Somos conhecidos pela ênfase popular e artística das experiências expositivas e culturais que criamos, colocando num mesmo lugar linguagens de universos distintos e gerando acesso.

Dezenas de exposições, festivais e um projeto multiplataforma de comunicação histórica (o Rolé Carioca), movimentaram centenas de artistas de todas as partes do mundo para diferentes espaços culturais e territórios. Em 2019 recebeu o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo IPHAN ao projeto Rolé Carioca e em 2020 menção honrosa pela curadoria e design da exposição inse da Silveira, pelo IAB-RJ.

Com um resultado expressivo de crítica e público, o estúdio M’Baraká já apresentou projetos em espaços como CCBB RJ, Museu Histórico Nacional, Museu Nacional, Galeria BNDES, Oi Futuro, Museu do Amanhã, CRAB SEBRAE, FIOCRUZ, SESC SP entre outros.

Isabel e Diogo são os sócios fundadores e a essência do estúdio. Diogo é designer, formado pela Escola de Belas Artes da UFRJ e especializado em branding cultural e design de exposições e Isabel Seixas é formada em produção cultural na UFF e curadora. Desde de 2013 a sociedade ganhou o reforço da economista social e pesquisadora Larissa Victorio.

Equipe

Isabel Seixas

Sócia-Fundadora

e-mail
Diogo Rezende

Sócio-Fundador

e-mail
Larissa Victorio

Produtora Associada

e-mail
IZABEL CAMPELLO

Produção Executiva

e-mail
Letícia Stallone

Curadora

e-mail
Eric Bernardo

Designer

e-mail
Caio Costa

Produtor de Arte

e-mail
Ezio Evy

Designer Colaborador

e-mail
GISELE VARGAS

Produtora Administrativa

e-mail
Isadora Gonzaga

Designer Colaboradora

e-mail
Beatriz Novellino

Colaboradora

e-mail

Clipping

P: Qual a origem do nome M’Baraká (UM-BA-RA-KA)?

R:

M’Baraká é som e criação.

Na cosmologia dos Guarani Mbya, UM.BA.RA.KÁ é o som da maracá que cria o cosmos.


O pensador indígena Kaká Werá Jecupé, que nos apresentou a palavra, explica que a relação entre M'Baraká, a sonoridade do maracá e a criação do cosmos expressa a interconexão dos seres, espiritualidade e natureza na visão dos Guarani, onde som e energia se entrelaçam para manter o equilíbrio e a harmonia do universo.
 

P: Vocês produzem projetos de terceiros?

R:

A princípio não, nosso estúdio não assume apenas a produção de um projeto. Contudo estamos abertos a parcerias de produção desde que prevejam interação na criação e que nos permitam exercer alguma das atividades que amamos fazer (e, por isso mesmo, é o que fazemos de melhor): direção de arte, pesquisa de conteúdo, curadoria e planejamento estratégico de comunicação.

P: No Projeto Virei Viral — e em muitos outros — vocês falam sobre Cultura Contemporânea. O que é contemporâneo para vocês?

R:

Para nós, o contemporâneo é tudo que dialoga com o tempo/espaço que vivemos. Um conteúdo histórico pode, sem dúvida, receber um tratamento contemporâneo. Para tal, usamos de interfaces criativas, dedicamos muito tempo a pesquisa, curadoria e direção de arte e estratégias de comunicação, para que haja uma verdadeira fruição do que propomos nos projetos. E acreditamos que só assim, falando a língua do nosso tempo, conectamos pessoas e conteúdos.

P: Qual seria, mais especificamente, este diferencial da M’Baraká?

R:

Em essência, o diferencial está na preocupação em sair do lugar comum em que se encontra a promoção da arte e da cultura, engessada em formatos antiquados e mecanismos viciados de atração do público e investidores. Acreditamos que, ao dar prioridade ao dueto “conteúdo e sua forma de expressão”, é possível criar novas formas de vivência das artes, do entretenimento e das experiências de marca. O trabalho com profissionais multidisciplinares nos garante um olhar mais abrangente, criativo e estratégico para nossos projetos. Em resumo, nosso diferencial está no cuidado com o conteúdo e inovação, no investimento em um processo próprio de pesquisa, na qualificação e diversidade de nossas parcerias, e na preocupação estratégica em colocar público e investidores em contato através dos projetos.

P: Qual a missão e visão da M’Baraká?

R:

Missão: Promover experiências que gerem conhecimento e valor.
Visão: Ser percebida como uma empresa que tem como diferencial a articulação de saberes, pessoas, linguagens e estéticas, com o compromisso de oferecer à sociedade experiências múltiplas, ancoradas na diversidade cultural, nas artes, no design e na parceria com profissionais criativos e investidores.
 

P: O que é design no contexto dos projetos da M’Baraká?

R:

Nós entendemos o design como um conceito de projeto de comunicação visual e espacial mais amplo. Trabalhamos de maneira multidisciplinar em design, misturando conceitos de design de produtos, de interface, design gráfico e design de ambientes, atendendo de maneira mais ampla às necessidades de comunicação de um projeto cultural. Quanto maior a complexidade de um projeto de design, maior a equipe de profissionais envolvidos: arquitetos, cenógrafos e programadores usualmente somam-se a equipe da casa.

P: Como vocês trabalham junto com artistas?

R:

Trabalhar com artistas é a essência do nosso fazer. Para nós é importante, sempre que possível, estabelecer o maior grau de diálogo entre o trabalho do artista e o projeto ou curadoria específicos que estamos desenvolvendo no momento. Não trabalhamos agenciando artistas (músicos, artistas visuais, atores etc.) nem somos uma galeria de arte. Nosso objetivo é contextualizar obras e trabalhos artísticos dentro de projetos, sempre preocupados com a qualidade da apresentação da obra e sua contextualização, buscando ao máximo provocar experiências sensoriais no público.