Inspirados pela curadoria da @mostra_darwin criamos junto com a Voador Tecelagem uma coleção de mantas e porcelanas. São diversos ilustrações inspiradas nas gravuras de história natural do projeto. São seis animais que estampam a coleção: pomba, dálmata, pássaro guará, onça pintada, peixe celacanto e baiacu. A ação visa ampliar a pesquisa do projeto e a consciência sobre a relação cultura e natureza. As ilustrações acompanham histórias sobre os animais.
Para nós que somos um estúdio de curadoria e design é um prazer realizar uma colab que ultrapassa os limites dos museus e pode ir diretamente para casa do público.
Idealizada pelos designers Valentina Saldanha e Patrick Gondim, a Voador Tecelagem nasceu em 2016. É um ateliê que trabalha na criação e confecção de tapetes e tapeçarias decorativas nas técnicas de kilim, tufting, além de pinturas em lona de algodão e artigos em técnica de jacquard como mantas e almofadas. www.voadortecelagem.com.br
____________________________________________________________________________
SOBRE AS ESTAMPAS
Pássaro Guará - O guará vive em regiões de mangue, na costa atlântica da América do Sul. Sua plumagem é vermelho intenso porque se alimenta de caranguejos. Este ilustre representante de nossa fauna mede até 60 cm e é pura elegância. Os guarás já tiveram populações muito mais numerosas na região Sudeste, e suas penas eram muito apreciadas pelos povos Tupinambá. Os indígenas as utilizavam para fazer o belíssimo manto tupinambá, um dos poucos vestígios de sua rica cultura material. A estampa do guará foi inspirada numa gravura de 1650, do pintor Albert Eckhout, do livro "Pássaros do Brasil".
Peixe Celacanto - Até 1938, só haviam sido encontrados fósseis deste peixe, por isso era tido como uma espécie extinta. Acredita-se que o celacanto tenha evoluído ao seu estado atual por aproximadamente 400 milhões de anos. Embora a nomenclatura seja equivocada, Darwin propõe que alguns seres poderiam ser considerados FÓSSEIS VIVOS, que teriam sobrevivido até os dias atuais por viverem em regiões isoladas e, portanto, expostos a uma competição menos severa.
Pomba Esporte Fino - Antigamente, era moda na Europa criar pombos para concursos. Nesse tipo de feira, criadores competiam para produzir variações de pombos com cor, bico e penas diferentes. Darwin consultou criadores e começou sua própria criação de pombos, chegando a ter 90 aves em sua casa. Seu objetivo era estudar a transmissão e a seleção de características nos seres vivos. Se os criadores de pombos conseguiam selecionar as características das aves, será que a natureza e o meio poderiam fazer uma “seleção natural”? Esta estampa foi inspirada nas gravuras de diversas espécies de pombos domésticos que ilustraram o primeiro núcleo da exposição (Robert Fulton, 1876, "O Livro Ilustrado dos Pombos").
Onça Bebendo Água - Maior felino das américas vive em florestas tropicais e é notável como um animal que gosta de nadar; provável origem da expressão popular "a hora da onça beber água", indicando um momento de perigo iminente. Menor apenas que o Tigre e o Leão, habitava desde o sul dos EUA até o norte da Argentina, mas está extinta em diversas partes (nos EUA é considerada extinta desde o início do século XX). Um estudo entre 14 grupos de pesquisa estima que existam menos de 300 indivíduos na natureza. É também conhecida como Jaguar, do termo tupi-guarani ya'war-e'te ("fera verdadeira"). A estampa da onça bebendo água foi inspirada na ilustração de traços naïf criada por José Codina, durante a viagem Filosófica em 1793.
Está no ar nossa coleção darwinista feita com a @voadortecelagem !!!
UMA COLEÇÃO INSPIRADA NA EXPOSIÇÃO!
Confira a coleção completa na loja Darwin e no site da Voador
https://www.voadortecelagem.com.br/voador-mbaraka
https://www.mostradarwin.com.br/loja/