NÓS MULHERES
As mulheres sempre fizeram parte da história da ciência. Desde a sabedoria ancestral até a produção acadêmica dos dias de hoje, nós, mulheres, escrevemos, curamos, catalogamos, criamos, inventamos, analisamos e, sobretudo, lutamos.
A exposição foi realizada no Paço das Artes em São Paulo e apresentou o trabalho de mais de 20 artistas contemporâneas entrelaçadas às pesquisas de diversas cientistas mulheres do Brasil e do Mundo.
Enquanto nos lançamos na produção de conhecimento, somos ao mesmo tempo excluídas da história, esta ciência que, como a física, a matemática e todas as outras, tem sua narrativa institucional construída majoritariamente por homens e a partir de uma visão ocidental. A insistência numa sociedade binária coloca em polos opostos universos femininos e masculinos e, supondo habilidades específicas para cada gênero, restringe possibilidades e futuros, especialmente para as mulheres.
NÓS — arte e ciência por mulheres apresenta um recorte na história da ciência que, na medida do possível, se soma a tantas outras iniciativas pela valorização da magnitude feminina. Não sem a angústia de saber que qualquer sala de exposição, por maior que seja, jamais daria conta de apresentar todas as contribuições de mulheres produtoras do conhecimento.
Conhecer a história das mulheres na ciência muda a todes nós porque significa conhecer também os descaminhos, as ausências e os silenciamentos. Repassar essa história é o caminho para a emancipação. Ampliando nossas redes, elaboramos novas formas e possibilidades de criar, de ser e de estar no mundo. Livres e potentes!
Desenvolvido por muitas mulheres, o projeto, que também tem um teor de denúncia, entrelaçou teorias e áreas do saber. Indo da história das ciências aos marcos do feminismo e às revoluções sociais, confirmamos a já popular frase: “Lugar de mulher é onde ela quiser!”.
Ao longo do caminho, descobrimos que as chaves para a mudança estão na revisão da abordagem histórica, que aponta para novos rumos, pensamentos e práticas sociais. Como diz Teresa Cunha, “para que possamos nos transcender no potencial de todas e de cada uma de nós, almejamos ao poder de definir o que é o poder. O poder como energia, vitalidade, vigor e valentia, para mudar o que queremos e precisamos mudar”.
NÓS é também um chamado à participação e à inclusão. Convidamos todes à reflexão e à participação ativa, diária, contínua, entendendo que em todas as nossas escolhas podemos contribuir, avançar e desatar nós.
Idealização
estúdio M'Baraká
Realização
Ministério da Cultura e Governo Federal, Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio Master
AstraZeneca
Apoio
Paço das Artes
Curadoria e Coordenação Geral
estúdio M’Baraká [Isabel Seixas, Letícia Stallone, Diogo Rezende]
Consultoria em História da Ciência
Magali Romero Sá
Assistência de Curadoria
Gisele Billion
Textos
Isabel Seixas, Gisele Billion, Letícia Stallone, Magali Romero Sá
Produção Executiva
Izabel Campello, estúdio M’Baraká
Direção de Arte e Expografia
LICAAA [Lilian Sampaio], estúdio M'Baraká [Diogo Rezende]
Assistente de Arquitetura
Leticia Nasser
Produção
Fabia Feixas, Tatiana Belli
Produção de Arte
Caio Costa
Identidade Visual
Thamy Kurosawa
Equipe de Design
Eric Bernardo, Leonardo Gribel
Revisão
BR75 texto | design | produção
Fotografia de Acervo
Rogerio Von Kruger
Museologia
Angela Freitas, Sandra Sautter
Montagem Fina
Daniel Nogueira de Lima, Daniel Zagatti, Francisco Celio Costa, Mauricio Rossi, Silvio de Camillis
Pintura Artística
Ricardo Pennino
Projeto de Iluminação
Anna Turra
Montagem de Luz e Audiovisual
Fusionáudio soluções audiovisuais
Impressões Fine Art
Casa 2
Comunicação Visual
Tipografia Leo
Assessoria de Imprensa e Redes Sociais
Agência Febre [Katia Carneiro, Marlene Duarte, Felipe Teixeira, Gustavo Rispoli]
Cenografia
FR Cenografia
Coordenação Financeira
estúdio M’Baraká [Larissa Victorio]
Produção Administrativa
estúdio M’Baraká [Gisele Billion, Larissa Victorio]
Acessibilidade
Daina Leyton, Laysa Elias (Consultoria); Ponte Libras (Libras dos vídeos e vídeo Libras); Danielle França (Audiodescrição)
Molduras
Moldurax, Capricho
Transporte
Alves Tegan
Seguro
Affinitte
Gestão de Patrocínio
Mina Cultural
Artistas Convidadas
Antonia Dias Leite, Arissana Pataxó, Berna Reale, Bruna Alcântara, Camila Soato, Camila Sposati, Claudia Ferreira, Doralyce, Efe Godoy, Gabriela Noujaim, Hariel Revignet, Heloisa Marques, Katharina Welper, Marcela Cantuaria, Maria Auxiliadora, Marika Seidler, Japira Pataxó, Paty Wolff, Priscila Rooxo, Thatiana Cardoso, Yacunã Tuxá
Agradecimentos
Acervo Banco Itaú, Acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, Altafonte, André Pessoa, Arquivo Pessoal Nise da Silveira / SAMII, Biblioteca Barbosa Rodrigues / Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - PRCEU/USP, CEDOC/FESPSP, Celma Albuquerque Galeria de Arte, Coleção Marchetti e Petrarca / Galeria Mendes Woods, Colmeia22, CREA-PR, Edouard Fraipont, Fundação Biblioteca Nacional do Brasil, Fundação do Homem Americano (fumdham), Fundação Oswaldo Cruz / Casa de Oswaldo Cruz, Imovision, Instituto Butantan, Instituto Cultural Cultne, Instituto Socioambiental, Jaqueline Góes de Jesus, Laura Lima, Memória e movimentos sociais no Brasil, Musée Curie (Paris), Museu de Ciências da Terra, Museu de Zoologia da USP, Museu do Índio, Museu Nacional / UFRJ, Museum of the Earth (Nova York), Nara Roesler Galeria, Renata Marquez, Revista Piauí, Revista Radar / Fiocruz, Sairi Pataxó, See Red Women’s Workshop, Sítio Roberto Burle Marx / Iphan, Victor André Martins de Miranda, Wescla Vasconcelos, Zipper Galeria